Arte Têxtil
A estilista Ane Perini traduz em seus têxteis uma narrativa de respeito à natureza, utilizando técnicas como o shibori e o eco print para criar superfícies que contam histórias — tanto da cultura material quanto da urgência ecológica.



O que é arte têxtil
A arte realizada sobre os tecidos emprega técnicas de tingimento natural, como tie-dye, shibori, hapazone e ecoprint. Essas técnicas de beneficiamento têxtil representam, por meio da arte, as plantas e o cuidado com a natureza. Os tecidos utilizados são de origem natural, como algodão ou seda. Todos os materiais têm procedência nacional, com preferência para plantas locais. Utilizar conhecimentos ancestrais para criar arte sem agredir o meio ambiente faz a diferença para os têxteis e a moda.
-
Hapazome é uma técnica de tingimento natural em tecidos que utiliza a transferência direta de pigmentos de folhas, flores e outras partes de plantas através de martelamento.
-
Ecoprint é uma técnica de tingimento natural que transfere padrões e cores de folhas, flores, cascas e outros materiais botânicos diretamente para tecido, utilizando processos de vaporização, fervura ou prensagem a frio.
-
Tie-Dye e Shibori são técnicas de Tingimento por Reserva, ambas são técnicas que criam padrões em tecidos ao impedir que o corante atinja certas áreas.